top of page

Angelo Oswaldo afirma que a Vale vai pagar em breve recursos das indenizações | Aos fatos

Updated: Sep 17, 2024





ree




Em comício em Antônio Pereira, Angelo Oswaldo afirma que vem recursos aí, pagamento da Vale pelos danos causados à região. Seria conversa fiada?


ree

Ao buscar na internet, isso fica difícil de confirmar se é fato, ou lorata. Como destaca Du Evangelista em entrevista ao Escola da Bola TV : Angelo Oswaldo prometeu tirar a Saneouro na canetada antes de se reeleger em 2020, mas não fez nada por "preguiça", mesmo depois da CPI da Saneouro apontar irregularidades no contrato e execução.


A Vale se manifestou contra a resolução coletiva das indenizações individuais para as pessoas atingidas pelo desastre-crime de 2019, especialmente na Região 5, que inclui municípios como Felixlândia e Três Marias. A mineradora alega que esses municípios não foram impactados como os outros, baseando-se em um estudo da UFMG. No entanto, moradores relatam prejuízos financeiros, problemas de saúde e mudanças drásticas em suas vidas. A Vale menciona impactos positivos de suas ações de reparação, mas a comunidade continua enfrentando dificuldades e insegurança em relação à qualidade da água (1).


A audiência marcada para 2 de maio discutirá a resolução coletiva das indenizações individuais das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, 2019[^1^][1]. A Vale defende a resolução individual, alegando já ter indenizado 8.700 pessoas, mas as Instituições de Justiça e Assessorias Técnicas Independentes contestam, apontando que pelo menos 158 mil pessoas foram afetadas. A resolução coletiva é vista como mais justa, pois evita o desequilíbrio de forças entre indivíduos e a mineradora, garantindo maior igualdade e justiça no tratamento das indenizações (2).



A Vale se manifestou contra a resolução coletiva das indenizações individuais das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, argumentando que já indenizou quase todas as pessoas atingidas diretamente e que a resolução coletiva atrasaria o processo de reparação. A mineradora defende que cada pessoa deve buscar sua indenização individualmente e critica a inclusão de municípios da Região 5 na lista de danos. A Vale também menciona que já assinou mais de 9 mil acordos individuais, totalizando R$1,5 bilhão, mas as Assessorias Técnicas Independentes afirmam que o número de pessoas atingidas é muito maior (3).



Resumindo: não deu para confirmar a veracidade. No máximo, a Vale pode recorrer, e isso pode levar infinitamente.


=












Gostou da postagem? Mostre seu suporte comprando com cafezinho para min!




Outra forma de mostrar suporte, usando PayPal.



ree





Importante. Este site não faz pesquisas eleitorais. Todas as pesquisas mostrada são enquetes, somente para efeito de informação e pesquisa. Não tome decisões usando essas enquetes. Contrate uma empresa que faz pesquisas eleitorais usando as regras do TSE.





ree

Jorge Guerra Pires é autor dos livros sobre política e inteligência artificial: "Desinformação, infodemia, discurso de ódio, e fake news", "Inteligência Artificial e Democracia", e "Ciência para não cientistas".



 
 
 

Comments


Esse banner foi visto 967 vezes. No total, foi visto 247 segundos,
4 minutos. Pessoas gastam em média 0 segundos olhando para o banner.
Esse seria o tempo que seu anúncio será visto em média por seu público-alvo. Você teria gasto 9.67 reais nesse anúncio.

Precisa de ajuda em estatística?
E análise de dados?
Agende um horário comigo!

Mostre seu suporte

Fique por dentro

bottom of page