A Importância do Envolvimento dos Jovens na Política: Um Desafio Necessário
- Jorge Guerra Pires
- Jul 18, 2024
- 3 min read
Recentemente, eu me deparei com um desafio significativo: tentar envolver jovens de Antônio Pereira na política. Para minha surpresa, a falta de interesse foi generalizada. Ao abordar o tema, antes mesmo de apresentar qualquer proposta, a reação era de rejeição. É lamentável ver algo tão crucial quanto a política ser ignorado por uma geração que tem tanto potencial.
A Política e a Mudança Social
A verdade é que nenhuma mudança social ocorre sem passar pela política. Quando pessoas competentes, jovens e cheias de potencial, não se envolvem na política, acabamos criando um ambiente incompetente e tóxico. Uma pesquisa recente revelou que a maioria das pessoas que se envolve na política não o faz para promover mudanças sociais, mas sim por rivalidades partidárias. A polarização política no Brasil tem motivado mais pessoas a se envolverem, mas não pelos motivos certos.
O Papel Fundamental dos Jovens
Como podemos esperar mudanças se os jovens não se interessam pela política? Minha ideia era envolver jovens locais que trabalham com tecnologia e outras áreas que agregam valor à comunidade para que se candidatassem a cargos políticos. Expliquei a um jovem que rejeitou a ideia que, quando votei no Lula, não foi porque concordo com tudo o que ele diz, mas porque era um cálculo estratégico. Mesmo que um político não cumpra todas as promessas, participar ativamente de sua campanha dá a chance de influenciar alguma mudança.
A Importância da Educação Política
A falta de envolvimento político aumenta a probabilidade de estagnação. A democracia é baseada na representatividade e, sem ela, não há mudanças. O Brasil enfrenta desafios enormes, como a baixa representatividade de mulheres e pessoas de classes sociais mais baixas. Apesar de esforços como os de Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, que defende uma maior representatividade, isso só pode ir até certo ponto. Nós, como eleitores, precisamos entender nosso papel e importância na política.
Quebrando o Tabu da Política
Falar de política não deveria ser um tabu. A experiência que tive ao tentar organizar uma palestra sobre meu livro “Ciência para Não Cientistas - Volume 2”, que aborda a religião, ilustra isso. O evento foi rejeitado porque o tema era considerado "sensível". Mas, o que é realmente sensível? Religião, política, notícias falsas? Todos esses temas fazem parte da vida pública e precisam ser discutidos.
O Impacto da Desinformação
O Brasil é um dos países com maior dificuldade em detectar notícias falsas, o que prejudica a capacidade da população de tomar decisões informadas. A desinformação e o desinteresse pela política favorecem a ascensão de políticos autoritários e incompetentes. É crucial quebrar o tabu de que falar de política é algo errado, especialmente nas escolas. Ensinar política não é sobre promover um partido, mas sobre ensinar a importância do papel de cada um na democracia.
Conclusão
Não existe uma forma de governo melhor do que a democracia. Outras formas, como autoritarismo e militarismo, não fazem sentido em um sistema democrático. A invasão dos Três Poderes, por exemplo, foi um ato de tentativa de golpe de estado, mas a falta de educação política faz com que muitos não enxerguem isso.
O desinteresse pela política é um problema real, mas acredito que com educação e envolvimento, especialmente dos jovens, podemos começar a mudar esse cenário. Envolver os jovens de Antônio Pereira na política é crucial para garantir que tenhamos líderes competentes e comprometidos com o bem-estar da sociedade. A participação política é fundamental para a construção de um futuro melhor e mais justo para todos.
Gostou da postagem? Mostre seu suporte comprando com cafezinho para min!
Outra forma de mostrar suporte, usando PayPal.
Importante. Este site não faz pesquisas eleitorais. Todas as pesquisas mostrada são enquetes, somente para efeito de informação e pesquisa. Não tome decisões usando essas enquetes. Contrate uma empresa que faz pesquisas eleitorais usando as regras do TSE.
Jorge Guerra Pires é autor dos livros sobre política e inteligência artificial: "Desinformação, infodemia, discurso de ódio, e fake news", "Inteligência Artificial e Democracia", e "Ciência para não cientistas".
Coleção completa no Google Books: https://play.google.com/store/books/series?id=rqM0HAAAABCbvM
E na Amazon: https://www.amazon.com/dp/B0CW17VCQL?binding=kindle_edition&ref=dbs_m_mng_rwt_sft_tkin_tpbk
Comments